Tabela de Índice Glicêmico

10:35



O índice glicêmico dos alimentos é um dos fatores mais importantes de serem observados para quem quer emagrecer e ter um corpo saudável, incluindo aí quem tem diabetes do tipo 2.

O índice glicêmico ou IG é uma medida que indica quão rápido um alimento libera glicose (açúcar) no seu sangue ao ser digerido.

Quanto mais rápida esta liberação de açúcar maior é o índice glicêmico do alimento e maiores as chances deste alimento causar um desequilíbrio metabólico no seu organismo, levando ao excesso de peso e a disfunções hormonais como a diabetes do tipo 2.

É por isso que uma alimentação saudável costuma dar ênfase a alimentos de baixo índice glicêmico, estes geralmente são alimentos integrais, ricos em fibras, vitaminas e minerais.
Abaixo eu te dou uma boa tabela de índice glicêmico com os alimentos mais comuns da nossa alimentação.

Eu separei os alimentos em 3 colunas, representando os de baixo, médio e alto índice glicêmico.

Assim você conseguirá comparar os alimentos facilmente. ;-)


Fique a vontade para consultar esta tabela sempre que tiver qualquer dúvida, mas não precisa ficar neurótica com números e tabelas.


Nota: Uma reeducação alimentar real é o mais recomendado para a saúde e o emagrecimento sustentável:

No link abaixo você pode ver o review sobre o método Emagreça com o Dr. Rocha indicado para o emagrecimento rápido junto com a melhora da saúde.

Clique aqui para ver como o método pode te ajudar

No geral legumes, vegetais e grãos integrais possuem baixos índices glicêmicos e alimentos processados, muito cozidos ou industrializados possuem alto índice glicêmico.

Ou seja, na dúvida, um pouco de bom senso costuma ser mais do que suficiente para uma boa escolha.

Como regra lembre-se: a maioria dos carboidratos brancos não fibrosos são de alto IG, geralmente são processados (arroz branco, açúcar, farinha branca e derivados, etc.).

Escolha sempre comer muitos legumes e vegetais, quanto mais fibras melhor, pois são elas que geralmente diminuem o índice glicêmico das refeições, fazendo a glicose ser liberada aos poucos no seu sangue, evitando os picos de insulina.

Te mantendo com energia o dia todo, mantendo as suas taxas hormonais e enzimáticas equilibradas, evitando que a glicose seja armazenada como gordura corporal e hepática e bloqueando a fome.

Atenção: Sucos quase sempre possuem altos índices glicêmicos, pois praticamente toda fibra da fruta é retirada. 

Apesar de possuírem vitaminas e minerais importantes, sucos não são recomendados tanto para quem quer emagrecer quanto para quem está com a glicemia alta.

Me diga abaixo nos comentários o que você achou desta tabelinha.

Compartilhe esta tabela e estas informações, elas podem salvar vidas. ;-)

Clique no botão abaixo, para compartilhar e ajudar mais pessoas a terem esta informação.


E você já toma cuidado com o excesso de carboidratos “brancos”?

Talvez você goste...

0 comentários

Obrigado pelo comentário. ;)