8 Hábitos Simples para Parar de Comer Compulsivamente e Experimentar Uma Vida Plena

08:00


Você já se culpou alguma vez por estar acima do peso?

Pois saiba que nós somos biologicamente programados para adorar alimentos como açúcar, carboidratos simples e processados, gorduras ruins, muito sal, etc.

Todas essas coisas podem nos viciar quimicamente e psicologicamente e a indústria alimentícia sabe disso... e usa isso.

Ninguém escolhe ser gorda, mas o hábito de consumir esses tipos de alimentos libera substâncias como neurotransmissores e hormônios que ativam centros neuronais primitivos de recompensa que são mais forte do que a simples força de vontade.

O que você tem que saber é que você pode mudar isso ao substituir os hábitos nocivos, que fazem mal a sua saúde e te engordam, por hábitos saudáveis e que irão afinar a sua cintura.

Existem métodos ideais para isso como o método da Alimentação Estratégica que te guia através de uma reeducação alimentar que ajuda a emagrecer ao melhor a qualidade da sua alimentação e sem se preocupar mais com contagem de calorias, regimes de fome ou horas na academia.

Não ligue para as curas milagrosas que a própria indústria alimentícia oferece, como barrinhas de cereais, produtos light, etc.

Só uma reeducação alimentar pode te ajudar  a finalmente emagrecer com saúde e manter esses resultados para sempre, sem esforços malucos.

O processo pode ser chatinho no começo, mas quando o seu paladar voltar ao normal e se acostumar com os novos sabores, tudo vai ficar muito mais fácil.

A boa notícia é que todo mundo pode mudar os hábitos que nos fazem comer muito e mal.

Eu vou te mostrar agora as 9 dicas mais importantes que os especialistas consideram para parar, de uma vez, de comer mal e em excesso e finalmente começar a emagrecer.

Se você segui-los você não só irá conseguir parar de comer compulsivamente como irá passar a ter hábitos saudáveis capazes de melhorar vários aspectos diferentes da sua vida (como sono, bem estar, energia, controle da ansiedade, stress, má digestão, etc.).

Dica: Veja mais aqui sobre o método ALE (alimentação estratégica) indicado para quem quer mudar de vez os hábitos alimentares para emagrecer e melhorar de vez a saúde física e mental.


Os 9 Hábitos Para Parar de Comer Mal e Compulsivamente

Um estilo de vida saudável


1. Mantenha as “porcarias” fora de casa: Não pense que vai ser fácil deixar de comer porcarias se sua dispensa está repleta delas. Livre-se dos refrigerantes (sério, isso é veneno, se você ama sua família você não deixa isso entrar em casa), dos doces, das frituras, etc. Isso quer dizer que você nunca pode comer uma outra porcariazinha adorada? Não! Mas evite tê-las em quantidade em casa. Quando eu quero alguma porcaria, vou até a padaria, lanchonete, … e peço uma unidade daquilo de vez em quando. Você vai sentir falta? Provavelmente, por isso, tenha sempre em casa as opções mais saudáveis para substituir, como indicado no item 7.


2. Stress: O stress excessivo simplesmente detona sua dieta e sua saúde em geral. Uma pessoa estressada tem o corpo inundado de substâncias como o cortisol, a adrenalina e a noradrenalina. Isso é terrível não só para seu coração, seu cérebro e suas relações pessoais como é também para o emagrecimento. O cortisol atrapalha muito a perda de peso. O que fazer então? Apenas as dicas de fazer mais exercícios, dormir direito e comer melhor já irão diminuir o stress. Chás calmantes também podem ajudar liberando moléculas que acalmam o sistema nervoso central. Ótimas dicas são evitar atividades que você sabe que te “sobem a cabeça” como discussões desnecessárias no dia a dia e em redes sociais (bloqueia, pare de se estressar por bobagem) e começar atividades que comprovadamente acalmam sua mente, como meditação, yoga e exercícios de respiração profunda.


3. Coma comida de verdade: Este passo é na verdade o mais importante. A comida que te ajuda a emagrecer e evita que você engorde é a comida de verdade. O que é comida de verdade? Alimentos não processados, não industrializados, legumes, verduras, vegetais, carnes, peixes, castanhas, nozes,... Todos estes tipos de alimentos te ajudam a ficar saciada por muito mais tempo, além de entregarem nutrientes suficientes que mostram para o seu cérebro que seu corpo está bem nutrido e que não é preciso sair correndo atrás de porcarias para matar a fome.


4. Durma bem: Eu sou uma pessoa de sono muito leve e depois que fui para a faculdade comecei a ter dificuldades para dormir bem por vários anos, sempre acordando no meio da noite. Era como se eu nunca conseguisse dormir de verdade, só cochilar. Hoje eu tenho de 7 a 8 horas de um sono realmente revigorante. Isso é essencial para reduzir o apetite por doces e guloseimas e normalizar suas taxas dos hormônios que regulam a queima de gordura, além de controlar o stress e a ansiedade (essencial para emagrecer também). O que você tem que fazer para melhorar suas noites de sono é o seguinte: evite acordar tarde e/ou tirar sonecas durante o dia, não descanse o seu corpo antes da hora de dormir se seu sono é leve. Não tome bebidas que contenham cafeína, guaraná ou qualquer outro estimulante depois das 18:00 horas. Teste chás e sucos naturais conhecidos por acalmar, eu descobri que para mim a camomila ajuda muito nos dias que estou mais ansioso. Experimente camomila, maracujá, erva cidreira, capim limão, … E por fim, realize alguma atividade física, elas ajudam muito o seu corpo a sentir que precisa descansar e se recuperar. Mais exercício físico, menos cafeína, mais chás calmantes e controle sobre suas horas de descanso são a chave para noites de sono perfeitas. Pode confiar, eu sofria à beça com isso. ;)


5. Diário alimentar: Essa é uma dica que vale ouro. Em um estudo de 2009, pesquisadores de diversos centros de pesquisa norte-americanos se uniram para realizar uma das maiores pesquisas do gênero e descobriram o seguinte: Aqueles que anotaram tudo o que comiam ao longo de vários dias emagreceram o DOBRO do que os que não anotaram. Segundo os próprios pesquisadores não precisa ser um diário de verdade, você pode anotar tudo em um aplicativo no celular, se mandar e-mails ou mensagens e depois anotar tudo em um lugar, ou pode ser um caderninho ou agenda mesmo. O importante é começar a tomar consciência do que se come. Quando você começa a anotar tudo o que come ao longo dos dias começa a perceber padrões que não sabia que existiam na sua alimentação e pensar e olhar todos os dias para as coisas que você come diariamente faz você repensar toda a sua alimentação e a se conhecer de verdade. Portanto, pense nisso com carinho e passe a anotar tudo o que comer ao longo dos dias pelo máximo de tempo que você puder, até começar a notar os seus padrões de alimentação ao longo do dia. Ao notar padrões que você sabe que não te ajudam a emagrecer, comece a substituí-los por padrões saudáveis. Lembre-se, quem faz isso emagrece o dobro!


7. Coma algo mais saudável: Isso quer dizer, substitua as porcarias que você costuma comer(como doces por exemplo) por petiscos e alimentos mais saudáveis, mas que tragam a mesma sensação de bem estar que aquele alimento te trás. Por exemplo este mousse de chocolate e abacate incrível aqui.


8. Tenha um café da manhã caprichado: Isso NÃO significa que você tem que comer assim que acordar se o seu organismo não é assim. Mas você deve comer assim que sentir fome. Se você gostar de comer logo que acorda ótimo, mas se não, pode comer um pouco mais tarde, o importante é que seu café da manhã contenha fibra e proteína para se manter satisfeita e bem nutrida a manhã toda. Se você trabalha fora e não gosta de comer logo que acorda, prepare um lanche caprichado e leve com você. Apenas não pule o café da manhã e não coma porcarias como açúcar, pão branco, biscoitos recheados e sucos artificiais.


9. Faça uma atividade que você gosta: Se você gosta de correr, então é isso, se você gosta de dançar, é isso. Se você gosta de academia, então é isso que você deve fazer. Quanto mais intenso melhor, mas todo e qualquer tipo de atividade física irá ajudar. Isso porque o exercício físico vai ajudar a regular seu metabolismo te ajudando a dormir melhor, comer melhor, diminuir o stress, dar mais energia, tonificar o corpo e aumentar a velocidade da queima da gordura corporal. Portanto escolha algo para fazer e comece logo (essa semana de preferência)!


Eu espero que estas dicas possam ser úteis para você.

E tenho certeza que quanto mais destas dicas você se esforçar para seguir, mais rápido você verá os resultados na sua dieta e na sua vida em geral.

Melhorar o sono, o stress, as relações interpessoais, o visual, a autoestima, a qualidade de vida, a saúde,… Isso não é SÓ sobre emagrecer, é sobre transformar a vida para melhor através de hábitos mais saudáveis e de resultados comprovados.

Eu indico que você conheça mais sobre o programa do Dr. Patrick Rocha de alimentação estratégica clicando aqui.

O que você acha? Você sofre com alguns destes problemas? Gostou das dicas? Tem alguma dica extra? Nos conte aí em baixo nos comentários.

Fazer um artigo assim da muito trabalho e pode ajudar muita gente a viver uma vida melhor e mais saudável. Você gostou? Acha que pode ser útil para outras pessoas?

Então ajude a compartilhar saúde usando os botões abaixo para compartilhar no facebook e/ou twitter  ;)

Talvez você goste...

2 comentários

  1. Nossa... descobri seu blog hoje e estou nele desde a manhã. Mudar a vida exige muita coragem e disciplina, por várias vezes tentei e por várias falhei. Talvez a quantidade que tinha dos dois elementos anteriores não fosse suficiente. Estou mais uma vez tentando, me dispondo a mudar e seu blog tem sido realmente esclarecedor. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :D
      Eu realmente agradeço pelas palavras e fico muito feliz em poder ajudar. O objetivo do blog e do projeto é exatamente esse, portanto são mensagens como essa que me fazem sorrir e querer fazer mais.
      Obrigado e fique à vontade.

      Excluir

Obrigado pelo comentário. ;)