Perguntas e respostas sobre a dieta


Muitas perguntas tem chegado até mim sobre a Dieta dos Pontos.
Eu gostaria de ter encontrado algo tão mastigadinho assim quando comecei a emagrecer. Por isso eu preparei esse Dúvidas e Respostas. Para facilitar a sua vida.
Espero que possa lhe ser muito útil!
Para evitar que você tenha que rodar toda a página só para ver se a sua dúvida está aqui, eu numerei as dúvidas aqui, assim você pode procurar por ela abaixo muito mais facilmente (aproveite para aprender com as outras dúvidas também!).

Dúvidas:

1.       Como funciona a Dieta dos Pontos?

2.       Quanto peso posso perder com a Dieta dos Pontos?

3.       Quantos pontos posso consumir por dia?

4.       Se eu passar a minha pontuação diária algum dia, eu posso compensar no dia seguinte?

5.       Como saber quantos pontos tem cada alimento?

6.       Esta tabela possui todos os alimentos?

7.       Não encontrei o alimento na tabela. O que devo fazer?

8.       Não posso comer algum alimento nesta dieta?

9.       Terei que contar pontos para o resto da vida?

10.    Quanto tempo leva esta dieta?

11.    Quanto tempo leva para emagrecer?

12.    Reeducação alimentar e a Dieta dos Pontos são a mesma coisa?

13.    Preciso fazer atividades físicas para emagrecer?

14.    Crianças devem fazer esta dieta?

15.    Gestantes podem fazer esta dieta?

16.    Mulheres na fase de amamentação podem fazer a dieta?

17.    Pessoas com problemas de saúde como diabetes, colesterol alto, hipertensão, gota, gastrite ou úlcera devem fazer esta dieta?


18.    Onde eu encontro informação de qualidade para fazer a minha reeducação alimentar e não engordar nunca mais?


1. Como funciona a Dieta dos Pontos?

Na Dieta dos Pontos cada alimento possui uma pontuação. Esta pontuação está relacionada a quantidade de calorias que cada alimento contém.
Ao fazer esta dieta você deve anotar os pontos dos alimentos que consome ao longo do dia e não ultrapassar determinado valor.
Para saber quantos pontos os alimentos possuem você deve usar uma boa Tabela dos Pontos.
Eu fiz uma  Tabela da Dieta dos Pontos com mais de 2.000 alimentos listados mais um guia para você começar a dieta dos pontos da forma correta.
Para receber uma Tabelados Pontos (de graça) no seu e-mail clique aqui e eu enviarei imediatamente o link de download da Tabela dos Pontos completinha para você.

2. Quanto peso posso perder com a Dieta dos Pontos?

Não existe resposta exata para esta pergunta, mas a verdade é que você pode emagrecer tanto quanto você queira com esta dieta.
Por não ser restritiva, a dieta dos pontos permite que você se mantenha nela até atingir todas as suas metas. Veja a Vangela por exemplo, emagreceu mais de 30 kg em 7 meses e continua com ela para emagrecer ainda mais.

3. Quantos pontos posso consumir por dia?

Saiba quantos pontos você pode calcular neste artigo que escrevi aqui.
Lá você terá acesso aos cálculos e também a uma calculadora automática de pontos.
O cálculo leva em consideração diversos fatores sobre você (como idade, sexo, altura e peso atual) para garantir que o número de pontos é adequado para a SUA condição física.
Lembre-se: Esta é a Dieta dos Pontos original do Dr. Alfredo Halpern. Desde que ele lançou esta dieta (na década de 70) muitas empresas copiaram a ideia e lançaram novas formas de dietas dos pontos sem oferecer de graça as tabelas dos pontos, assim eles lucram com a tabela.
Portanto utilize esta forma de calcular e não a de outras sites que oferecem pontuações bem menores e use esta Tabela dos Pontos (que está muito completa e é baseada na dieta original =)
Se você ainda tiver alguma dificuldade pode dizer nos comentários: quanto você pesa atualmente, sua altura, seu sexo e a sua idade e eu calculo e respondo para você com o maior prazer.

4. Se eu passar a minha pontuação diária algum dia, eu posso compensar no dia seguinte?


Sim, você pode.

No entanto recomenda-se que não se faça isto com frequência. Não é saudável esbanjar em um dia e passar fome no outro.
Outro problema é o fator comprometimento.
Se você não se comprometer no dia a dia a cumprir a sua meta de pontos diária, sempre pensando que amanhã compensará, provavelmente você se verá burlando sempre as suas metas.

5. Como saber quantos pontos tem cada alimento?

Através de uma boa Tabela dos Pontos.
Eu preparei esta tabela com mais de 2.000 alimentos. Deu uma trabalheira lascada, mas ficou muito bom.
Eu estou enviando o link para download dela gratuitamente para os inscritos na lista de e-mails.
Clique aqui para  receber sua Tabela da Dieta dos Pontos e de quebra receber as melhores informações para emagrecer mais e melhor (é tudo de graça).

6. Esta tabela possui todos os alimentos?

Apesar da tabela ser bem completa é impossível classificar todos os alimentos existentes em uma tabela. No entanto a tabela possui a maior parte dos alimentos consumidos no dia a dia.
Sempre que faltar algum alimento que você acha importante você pode entrar em contato comigo para eu acrescentar ele na próxima edição.
Esta tabela eu crio junto com a comunidade que se formou na lista de e-mails e para as pessoas que lá estão.
A sua ajuda será sempre muito bem vinda aqui. ;-)

7. Não encontrei o alimento na tabela. O que devo fazer?

Um cálculo simples. Descubra quantas calorias possui o alimento e divida este valor por 3,6. Pronto.
Mas se você ainda tiver dúvidas e não gostar de contas, deixe a sua dúvida nos comentários, dizendo qual é o alimento e eu te passo quantos pontos ele tem sem o menor problema.

8. Não posso comer algum alimento nesta dieta?

Não. Na Dieta dos Pontos você pode consumir todos os grupos de alimentos, incluindo doces. No entanto isto não é recomendado.
Evitando alguns alimentos, você pode  emagrecer muito mais rápido e melhorar muito a saúde. No entanto não é necessário cortar nenhum tipo de alimento.
Alimentos que você sempre deve evitar são, principalmente: gordura trans, fritura e carboidratos de alto índice glicêmico em excesso (como doces e refrigerantes).

9. Terei que contar pontos para o resto da vida?

Não. O ideal é ir aprendendo sobre alimentação e nutrição e pondo este conhecimento para funcionar durante o tempo em que você emagrece com a Dieta dos Pontos.
Quando atingir o seu peso ideal você já terá aprendido muito! E provavelmente nunca mais precisará fazer dietas novamente.
Quando você está comendo os alimentos ideais, dietas se tornam totalmente desnecessárias. Você se torna seu próprio nutricionista e mais importante, se torna livre!
Importante: Eu te recomendo a assinar nossa lista de e-mails para poder aprender muito durante a sua dieta.
Assim você passará a fazer parte do grupo que tem alcançado resultados maravilhosos de emagrecimento saudável ao seguir as informações enviadas por e-mail (é tudo de graça).

10. Quanto tempo leva esta dieta?

Indefinido. Você pode faze-la até quando quiser.
Por não ser uma dieta restritiva ela não te fará mal algum a saúde.
Mas melhorar a sua saúde estará diretamente relacionado ao que você aprender e por em prática durante este tempo.
Muito mais importante do que contar calorias (ou pontos) é nutrir o seu corpo corretamente e evitar ingerir toxinas em excesso.

11. Quanto tempo leva para emagrecer?

Seguindo a dieta dos pontos corretamente você verá resultados logo nas primeiras semanas.
No geral, me agradecem por obterem resultados já na primeira semana em que receberam a Tabela e começaram a por em prática minhas dicas.

12. Reeducação alimentar e a Dieta dos Pontos são a mesma coisa?

Não. A dieta dos pontos é indicada como uma das melhores formas de você começar uma reeducação alimentar, no entanto a reeducação só ocorrerá se reeducando (der).
Ou seja, aprendendo o que é importante e pondo em prática.
A dieta dos pontos irá lhe dar muita motivação para isso, pois você verá os resultados logo.
 Mas apenas a reeducação alimentar poderá mudar a sua vida a longo prazo.

13. Preciso fazer atividades físicas para emagrecer?

Não. Este é um mito bastante difundido.
Apesar de muito recomendado para ajudar na perca de peso e na melhora da saúde e qualidade de vida, não é a atividade física o fator crucial para o seu emagrecimento mas sim a sua alimentação.
Eu recomendo que, se possível, pratique SIM atividades físicas.
Vai ajudar a queimar calorias e fará muito bem à saúde. Mas se não for possível, de forma alguma, tudo bem, você conseguirá mesmo assim.

14. Crianças devem fazer esta dieta?

Sim. Crianças com problemas de peso podem e devem fazer esta dieta. No entanto a recomendação é a mesma que para os adultos.
Certifique-se que, durante este tempo de dieta a criança aprenda sobre a sua própria alimentação, para que ela não tenha que passar a vida em guerra contra a balança.
Assim esta criança crescerá vacinada contra os erros da alimentação ocidental, que vêm aumentando as taxas de obesidade e doenças relacionadas ao peso em todo o planeta!

15. Gestantes podem fazer esta dieta?

Não. A dieta dos pontos se baseia em déficit calórico. O que não é nada recomendado quando você está encarregada de alimentar uma nova vidinha em seu ventre.
No caso de gravidez, apenas uma reeducação alimentar pode e deve ser considerada. Assim você garantirá que o bebê tenha uma vida muito mais saudável desde o seu desenvolvimento em seu interior ;).

16. Mulheres na fase de amamentação podem fazer a dieta?

Sim, mas ainda assim recomenda-se esperar passar a fase de amamentação.
O leite materno carregará os nutrientes de sua alimentação, por isso uma reeducação alimentar desde o início seria mais recomendado novamente.

17. Pessoas com problemas de saúde como diabetes, colesterol alto, hipertensão, gota, gastrite ou úlcera devem fazer esta dieta?

Sim. Estas e muitas outras doenças são relacionadas à alimentação. O controle sobre sua nutrição tende a melhorar todos os seus índices de saúde.
No entaaaanto, a dieta dos pontos estaria sendo mais eficiente na perca de peso e não necessariamente na melhoria dos indicadores médicos.
Para isso, novamente, reeducação alimentar. Todas estas doenças podem ser controladas com resultados muito bons através de uma alimentação correta.
No entanto cada doença dessas exige uma atenção diferente na alimentação.

18. Onde eu encontro informação de qualidade para fazer a minha reeducação alimentar e não engordar nunca mais?

Aaaaaaah! É claro que aqui né!
Heheh - brincadeiras a parte...
Eu estou construindo um verdadeiro banco de informações para que você possa fazer a sua dieta dos pontos para começar a perder peso rapidamente e ver resultados.
Mas não é só isso, eu estou focando aqui no emagrecimento a longo prazo também, na conquista do que é preciso para você emagrecer e nunca mais ter que lutar contra a balança.
Por isso eu estou fazendo de tudo para acrescentar calculadoras, tutoriais, dicas, informação de qualidade, reviews dos melhores produtos e tudo o que é importante para você tomar de volta as rédeas da sua vida e ser livre novamente.
E tudo de Graça.
Eu recomendo que, se você está levando isso de emagrecer REALMENTE a sério, faça parte da lista de e-mails e pegue a sua Tabela dos Pontos aqui agora(como já dito é DE GRAÇA, se isso lhe preocupa ;-).
É para lá que eu mando o meu melhor material, além da Tabela dos Pontos completíssima, para você imprimir e levar pra qualquer lado (me deu um trabalhão faze-la, rs).


Se você gostou deste guia de perguntas e respostas, por favor, não se esqueça de compartilhar. Só assim o Nossa Dieta dos Pontos poderá crescer e ajudar mais pessoas.
Tenho certeza que elas lhe serão gratas.

E você? Ainda tem alguma dúvida?

Deixe-a nos comentários abaixo e eu responderei com o maior prazer!